Website TemplatesJoomla TemplatesWeb Hosting
Dupla de Sucesso

Data: Janeiro de 2009 | Veículo: Revista Tela Passo a Passo - Ed. 60

Nesta reportagem, Teca Passos celebra a parceria de dez anos com Edson Motta - dois artistas com estilos diferentes, mas complementares - e comenta sobre a nova SupriArt em Alphaville, ainda mais especializada em assessoria para projetos de decoração e cursos.

 

Motivados pelo amor à arte, Teca Passos e Edson Motta uniram-se em uma bem sucedida parceria que já dura 10 anos. Até 2008 em Santo André, SP, e agora no Centro Comercial Alphaville, em Barueri, SP, trabalham juntos na SupriArt. Anteriormente, a loja não oferecia cursos, mas hoje já é possível assistir a aulas de pintura para todos os níveis de aprendizado no local. “Eu e o Motta ensinamos arte para pessoas de todas as idades, mesmo que ainda não tenham experiência”, conta Teca.

Para todos os gostos

Quem frequenta a SupriArt aprende de tudo um pouco. Enquanto Motta é adepto da tinta a óleo, principalmente para criar efeitos variados com a espátula, Teca prefere a tinta acrílica, material que mais tem usado ultimamente. “Mas eu trabalho com várias técnicas”, explica a artista, que complementa: “procuro utilizar diferentes materiais, além de trabalhar bastante com as mãos diretamente sobre a tela”.

O estilo dos dois artistas é bem definido. E bem diferente também! Quem gosta das tradicionais paisagens marinhas encanta-se com os quadros de Motta, para os quais ele traz cor e vida por meio do uso da espátula.

O mar também serve de inspiração para Teca, com a diferença de que ela parte de uma ótica moderna para fazer suas telas, nas quais também gosta de representar flores, especialmente as tulipas – já são mais de 300 telas só com essa planta! A abstração é outra paixão: “fascinante!”, define. “Trabalho as cores, movendo minha própria mãe sobre a tela, sempre na busca da harmonia”, o que é um desafio, principalmente quando se trata de um quadro abstrato.

Arsenal completo

Além das aulas, quem visitar a nova loja de Teca Passos pode conferir também suas esculturas de madeira e mosaicos e objetos de murano confeccionados por outros artistas. Isso sem falar das telas de ambos os pintores – principal atração da SupriArt – e dos instrumentos próprios para pintura vendidos no local: telas, pincéis, tintas, solventes e manequins para estudos de desenho.

Outro serviço disponibilizado por Teca está mais volta para ambientes corporativos: “faço um trabalho visual com logomarcas em telas e ofereço consultoria para decoração de escritórios, com atendimento personalizado para as empresas interessadas”, relata.

Caminho traçado

Como acontece com a maioria das pessoas que se destacam nessa área, o interesse de Teca e Motta pela arte surgiu desde cedo. E hoje, com suas aulas para o público infantil, a artista comprova que o incentivo para a criança desenvolver sua criatividade artística deve ser dado o quanto antes. “Isso é importante para que ela possua liberdade para se expressar”, avalia. “A criançada se solta nas aulas”, completa Motta.

Antes de firmarem parceria, os artistas marcaram presença em outras áreas. Teca se formou em psicologia e pedagogia, lecionou no ensino infantil e organizou eventos, enquanto Motta atuava como microempresário. Mas a verdade é que, mais cedo ou mais tarde, ambos acabariam se rendendo a sua maior paixão: a arte!

Quando questionado sobre o significado da arte em sua vida, Motta – que tem formação em psicologia e desenho científico – é taxativo: “para mim, é tudo”, sintetiza. Já Teca frisa que é importante poder contribuir para o desenvolvimento da cultura no país.

Credenciada à associação Internacional de Artistas Plásticos – o que lhe possibilita um intercâmbio com profissionais de todo o mundo – Teca já participou de dezenas de exposições, principalmente no litoral e ABC paulista, além do Mercado Mundo Mix, na capital, ao lado de Motta.

 

Voltar

 
Teca Passos. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Tikao Web Solution 2.0